SEO Search Engine Optimization
Não é novidade para ninguém, inequivocamente, a maior vitrine de todos os tempos chama-se Internet. Se quiser ser visto, fique atendo às regras.
Se antes os anúncios em rádios e os classificados de grandes jornais eram os principais meios de propagar seus produtos e serviços, hoje, a internet reina soberana.
Então, se você quer que seu produto ou serviço tenha a visibilidade adequada e gere resultados, fique com a gente e ligado nas dicas abaixo.
O Caminho das pedras para ser visto
Search Engine Optimization (SEO), traduzindo para o nosso idioma de forma simples e objetiva: Otimização para mecanismos de busca.
Um conjunto de técnicas e regras, alinhadas com a dinâmica do trafego de dados na rede, quer seja orgânico ou fruto de investimento.
Essa pequena sigla carrega um peso e importância infinitamente maiores que seu tamanho efetivo.
Quem busca ser encontrado na internet hoje, sabe o quanto é importante este assunto.
Para alcançar seu público alvo, deve aprimorar-se no uso destas técnicas e regras, condição utilizada pelos mecanismos de pesquisa na indexação de páginas, sites, ou quaisquer outros tipos de informações.
A busca por imóveis começa quase que invariavelmente pela internet. Assim, estar bem alinhado com o sistema dos buscadores é condição determinante de bons resultados.
O que fazer para melhorar a classificação nos mecanismos de busca?
Entenda o seu público alvo e como estes usuários formatam sua pesquisa. Basicamente o que devemos fazer é uma engenharia reversa com base nos resultados do Google.
Assim, avaliando os resultados para uma determinada pesquisa, observamos um crescente número de respostas em imagens e vídeos.
Dessa forma, podemos entender que usuários que pesquisam por aquele assunto estão interessados nestes tipos de formatos e conteúdos.
Por conta disso, ao trabalhar mais imagens e vídeos em seu conteúdo, sinalizamos ao Google que entendemos o que os usuários estão buscando e somos recompensados com uma possível melhora de posicionamento.
Conteúdo relevante
Certamente o conteúdo que se destaca nos buscadores de forma recorrente e relevante, é aquele redigido de forma simples e direta.
Conteúdo com foco nos usuários, esclarecendo de forma plena, todas as dúvidas relacionadas a um determinado tema.
Bem elaborado e devidamente parametrizado, permanece como um dos principais fatores para o sucesso de um trabalho de SEO.
Uma boa dica para produzir conteúdo de qualidade é analisar ao menos os 10 primeiros resultados orgânicos. Em seguida, empenhe-se para formatar e redigir conteúdo tão bom quanto os observados, ou nem perca tempo.
URL Amigável
Uma URL amigável pode impactar positivamente em sua marca. O endereço eletrônico de seu site deve conter palavras-chaves simples e fáceis de lembrar.
Entretanto, com foco no segmento imobiliário, ao decidir-se por divulgar seus produtos na internet, você já terá percorrido um bom caminho.
Segurança SSL/HTTPs
Sim, estou falando da instalação e habilitação do SSL, o famoso HTTPS.
Essa é uma condição bem básica e caso ainda não há tenha implementado, está perdendo grande oportunidade de ganhar posições preciosas no Google.
Existem várias empresas oferecendo certificados de segurança, em sua grande maioria a preços bem acessíveis, mas, há quem prefira os serviços gratuitos.
Independente da escolha, basta seguir esse pequeno roteiro para uma migração segura e sem riscos de queda de performance orgânica:
- Redirecionamento HTTP para HTTPS;
- Monitorar o desempenho do Site com ferramenta apropriada;
- Ajustar os links internos do site para HTTPS;
- Alterar para HTTPs no Google Analytics (Configurações da propriedade);
- Criar novo Search Console com endereço HTTPS;
- Criar novo Sitemap com URLs em HTTPS;
- Enviar o novo Sitemap no Search Console;
- Integrar o Analytics com o novo Search Console;
- Continuar buscando conhecimento sobre o assunto.
Considerações
A ideia inicial deste artigo é evidenciar a importância deste tópico, e seguir salientando a possibilidade de ampliação destes conhecimentos.
Quando falamos em SEO, existem ainda várias técnicas, a exemplo de otimização da UX – User Experience, Aceleração e otimização de páginas para Mobile, Links, Backlinks, hiperlinks, dentre outras.
Siga absorvendo mais orientações sobre este assunto, se possível coloque-as em prática e certamente irá melhorar seu posicionamento nos buscadores da rede.
Foque no público-alvo, na comunicação e promoção de seus produtos e serviços através da internet, essa é a grande vitrine do momento.
Se gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais e fortaleça o movimento de democratização da informação.
Até breve!