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o  Blog independente do Mercado Imobiliário

por Paulo Portela

Mobiliada em Busca Vida

SEO Search Engine Optimization

Não é novidade para ninguém, inequivocamente, a maior vitrine de todos os tempos chama-se Internet. Se quiser ser visto, fique atendo às regras.

Se antes os anúncios em rádios e os classificados de grandes jornais eram os principais meios de propagar seus produtos e serviços, hoje, a internet reina soberana.

Então, se você quer que seu produto ou serviço tenha a visibilidade adequada e gere resultados, fique com a gente e ligado nas dicas abaixo.

O Caminho das pedras para ser visto

Search Engine Optimization (SEO), traduzindo para o nosso idioma de forma simples e objetiva: Otimização para mecanismos de busca.

Um conjunto de técnicas e regras, alinhadas com a dinâmica do trafego de dados na rede, quer seja orgânico ou fruto de investimento.

Essa pequena sigla carrega um peso e importância infinitamente maiores que seu tamanho efetivo.

Quem busca ser encontrado na internet hoje, sabe o quanto é importante este assunto.

Para alcançar seu público alvo, deve aprimorar-se no uso destas técnicas e regras, condição utilizada pelos mecanismos de pesquisa na indexação de páginas, sites, ou quaisquer outros tipos de informações.

A busca por imóveis começa quase que invariavelmente pela internet. Assim, estar bem alinhado com o sistema dos buscadores é condição determinante de bons resultados.

O que fazer para melhorar a classificação nos mecanismos de busca?

Entenda o seu público alvo e como estes usuários formatam sua pesquisa. Basicamente o que devemos fazer é uma engenharia reversa com base nos resultados do Google.

Assim, avaliando os resultados para uma determinada pesquisa, observamos um crescente número de respostas em imagens e vídeos.

Dessa forma, podemos entender que usuários que pesquisam por aquele assunto estão interessados nestes tipos de formatos e conteúdos.

Por conta disso, ao trabalhar mais imagens e vídeos em seu conteúdo, sinalizamos ao Google que entendemos o que os usuários estão buscando e somos recompensados com uma possível melhora de posicionamento.

Conteúdo relevante

Certamente o conteúdo que se destaca nos buscadores de forma recorrente e relevante, é aquele redigido de forma simples e direta.

Conteúdo com foco nos usuários, esclarecendo de forma plena, todas as dúvidas relacionadas a um determinado tema.

Bem elaborado e devidamente parametrizado, permanece como um dos principais fatores para o sucesso de um trabalho de SEO.

Uma boa dica para produzir conteúdo de qualidade é analisar ao menos os 10 primeiros resultados orgânicos. Em seguida, empenhe-se para formatar e redigir conteúdo tão bom quanto os observados, ou nem perca tempo.

URL Amigável

Uma URL amigável pode impactar positivamente em sua marca. O endereço eletrônico de seu site deve conter palavras-chaves simples e fáceis de lembrar.

Entretanto, com foco no segmento imobiliário, ao decidir-se por divulgar seus produtos na internet, você já terá percorrido um bom caminho.

Segurança SSL/HTTPs

Sim, estou falando da instalação e habilitação do SSL, o famoso HTTPS.

Essa é uma condição bem básica e caso ainda não há tenha implementado, está perdendo grande oportunidade de ganhar posições preciosas no Google.

Existem várias empresas oferecendo certificados de segurança, em sua grande maioria a preços bem acessíveis, mas, há quem prefira os serviços gratuitos.

Independente da escolha, basta seguir esse pequeno roteiro para uma migração segura e sem riscos de queda de performance orgânica:

  • Redirecionamento HTTP para HTTPS;
  • Monitorar o desempenho do Site com ferramenta apropriada;
  • Ajustar os links internos do site para HTTPS;
  • Alterar para HTTPs no Google Analytics (Configurações da propriedade);
  • Criar novo Search Console com endereço HTTPS;
  • Criar novo Sitemap com URLs em HTTPS;
  • Enviar o novo Sitemap no Search Console;
  • Integrar o Analytics com o novo Search Console;
  • Continuar buscando conhecimento sobre o assunto.

Considerações

A ideia inicial deste artigo é evidenciar a importância deste tópico, e seguir salientando a possibilidade de ampliação destes conhecimentos.

Quando falamos em SEO, existem ainda várias técnicas, a exemplo de otimização da UX – User Experience, Aceleração e otimização de páginas para Mobile, Links, Backlinks, hiperlinks, dentre outras.

Siga absorvendo mais orientações sobre este assunto, se possível coloque-as em prática e certamente irá melhorar seu posicionamento nos buscadores da rede.

Foque no público-alvo, na comunicação e promoção de seus produtos e serviços através da internet, essa é a grande vitrine do momento.

Se gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais e fortaleça o movimento de democratização da informação.

Até breve!

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